Na noite desta quinta feira, 11 de maio, funcionários da Vigilância Sanitária iniciaram uma ação de fiscalização noturna nos estabelecimentos de alimentação da cidade. A ação tem como objetivo verificar a regularização dos estabelecimentos (existência de alvará sanitário e de funcionamento) e inspecionar as condições higiênico-sanitárias dos mesmos. A equipe é formada por duas fiscais e três agentes do departamento de Vigilância em Saúde, identificados por coletes pretos, que irão atuar em noites aleatórias percorrendo os bairros do município.
A ação fiscalizatória iniciou-se na noite anterior às dezenove horas pelos bairros Benedito Rondon, Catulino Rodrigues, Nova Rio Brilhante, Vale do Sol e João Zardo. Espera-se que até o final do mês de maio todos os estabelecimentos de atuação noturna sejam inspecionados. Na semana que vem às inspeções continuarão pelos demais bairros. A equipe, além da função regulatória, tem orientado os proprietários e funcionários dos estabelecimentos e assim estabelecido prazos para que os mesmos se adéqüem as normas sanitárias vigentes.
Além desta ação inicial de fiscalização a Vigilância Sanitária irá atuar durante todo o ano em ações noturnas. Este trabalho contínuo de fiscalização visa promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Os cidadãos proprietários de estabelecimentos que ainda não renovaram o alvará sanitário e de funcionamento, vigência 2017, podem procurar o setor de tributação da prefeitura para emissão da taxa e após a quitação dos débitos procurar a Vigilância Sanitária (7:00 às 11:00 ou 13:00 às 16:00) para solicitação de vistoria.