A Secretaria de Saúde realizou na noite desta quarta-feira, 31 de maio a Audiência Pública para apresentação de prestação de contas do primeiro quadrimestre do fundo municipal de saúde do ano de 2017.
No plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Corrêa Barbosa de Oliveira fez a divulgação dos números dos atendimentos que foram realizados nos últimos quatro meses pela SMS, dados do montante e a fonte de recursos aplicados. A dotação para 2017 é de R$33.375.000,00 sendo que 27,92% já foi executada.
A estrutura da secretaria é composta por 01 Hospital e Maternidade, 08 unidades da Estratégia Saúde da Família sendo 09 equipes somando o distrito e zona rural, 01 Unidade Central de Especialidade, 09 Postos de Apoio nos Assentamentos, 01 Posto de Saúde na Agrovila José Cazuza, 01 Unidade Laboratorial, 02 Clínicas de Fisioterapia, sendo 01 em Prudêncio Thomaz, 01 Vigilância em Saúde e 01 Unidade Odontológica Móvel na zona rural.
Em todas as unidades foram realizados 11.695 atendimentos com enfermeiros, 12.210 atendimentos médicos, 4.804 atendimentos com dentistas, 9.117 atendimentos com técnicos em enfermagem e 38.164 visitas de agentes comunitários de saúde.
O posto de saúde central realizou 7.318 consultas médicas, 5.547 consultas especializadas, 1.797 exames especializados, 1.804 sala de programa e 1.816 aferição de pressão. Já no laboratório foram realizados 28.009 exames e 2.035 sessões de fisioterapia.
Na Vigilância Sanitária foram realizadas 14.597 visitas em imóveis, 192 visitas em pontos estratégicos, 3.2 toneladas de pneus descartados, 4.017 levantamento rápido do Aedes Aegypti e a realização de 04 palestras. Mais de 344 pessoas receberão orientação de combate ao caramujo, distribuição e orientação para população de 260 doses de inibidor de estro (cio) e 56 agentes comunitários de saúde capacitados. A vigilância também está realizando fiscalizações noturnas em estabelecimentos alimentícios.
Ao final do encontro a Secretária de Saúde respondeu os questionamentos dos vereadores e agradeceu a presença de todos os presentes.
“O SUS é um grande desafio para muitos gestores e Rio Brilhante tem avançado muito com relação à qualidade no atendimento. Estamos lançando o programa “Qualidade de Vida em Ação” que trará para a população melhoras no atendimento, ações, mutirões, campanhas, pinturas e reformas, aquisição de equipamentos, contratação de estagiários, kits para a vigilância sanitária, treinamentos e capacitação dos profissionais da saúde. Agradeço a presença de todos e esperamos que nas próximas prestações de contas possamos contar com a participação de todos os vereadores e principalmente da população Rio-brilhantense,”
finalizou Adriana Corrêa Barbosa.
A audiência pública contou com a participação da população, secretários municipais, presidente do conselho municipal de saúde Flaviano Januário da Silva, do vice-prefeito Dr. Márcio Belone e dos vereadores Adão Evandro, Éverton Cristiano, Sérgio Silva, Adailton Lima, João Pedro, Juraci e Professor Furlan.