Nesta semana a prefeitura de Rio Brilhante, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizou a Semana do Meio Ambiente 2017 (de 05 a 09 de junho). Tendo como tema central a Coleta Seletiva, a prefeitura realizou diversas ações de conscientização e educação ambiental por meio de palestras nas escolas, abordagens no trânsito e reuniões públicas. O objetivo é orientar a população sobre o tratamento adequado do lixo e despertar a responsabilidade social de cada cidadão quanto ao lixo que cada um gera.
Na terça-feira, 06 de junho na Câmara Municipal de Vereadores foi realizado a palestra sobre o cultivo e os benefícios das Plantas Fitoterápicas com a Célia de Fátima Menegati/Farmacêutica e Cácia Leila Viana/Engenheira Agrônoma, ambas da Unigran de Dourados, que contou com a participação de secretários municipais, vereadores e a população.
Já quarta-feira, 07 de junho foi realizada a palestra pública: Como ganhar dinheiro com o seu lixo?. Com a presença de mais de 300 pessoas, entre eles alunos da rede pública de ensino, a palestra foi realizada pelo cientista social e agro ecologista Djalma Nery Ferreira Neto de São Carlos/SP. Djalma que é mestre em Ciências pelo Programa de Ecologia Aplicada pela USP de Piracicaba/SP e fundador da Associação Veracidade, uma entidade do terceiro setor com sólida atuação voltada a debater questões socioambientais e difundir práticas ecológicas no contexto urbano tais como hortas comunitárias, gestão de resíduos e manejo ecológico de águas, entre outras ações em São Carlos/SP, mostrou exemplos práticos da atitude que qualquer cidadão pode e deve ter em relação aos resíduos que gera. Segundo pesquisa, cada cidadão gera em torno de 1,2Kg de lixo por dia. Destes, 55% são resíduos orgânicos, 35% são resíduos recicláveis e 15% são rejeitos. Logo, praticamente 85% de todo o lixo que geramos pode ter um destino e tratamento ambientalmente correto e, além disso, ainda gerar renda. Djalma, baseado no modelo da permacultura, mostrou alguns exemplos para o tratamento adequado do lixo orgânico como a compostagem ou os minhocários, que são exemplos fáceis de tratar esse lixo transformando-o em adubo orgânico e consequentemente, gerando renda. Além disso, o descarte correto dos materiais de reciclagem garante a renda de muitos trabalhadores que encontraram na coleta seletiva um meio de ganhar dinheiro.
Djalma também realizou palestras em algumas escolas do município despertando nos alunos a responsabilidade de cada um pelo descarte adequado do lixo gerado. Segundo Djalma, a conscientização socioambiental, aliada ao manejo adequado dos resíduos que geramos por meio de práticas ecológicas simples, pode transformar o contexto urbano de exploração em um contexto urbano sustentável.
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ruy Sichinel, o primeiro passo para uma Coleta Seletiva bem sucedida é a separação na fonte. É onde o lixo é gerado que ele precisa ser separado. Se cada cidadão compreender isso e iniciar em casa a separação do lixo, além de facilitar o trabalho todos estarão cooperando com a redução do gasto público.
Para o Gerente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Valfer Guimarães, Rio Brilhante tem potencial para se tornar modelo em gestão de resíduos e a gestão municipal está empenhada em fazer isso acontecer.