A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, está em avançadas negociações com a Polícia Militar para que o Programa PROERD volte a ser desenvolvido no município de Rio Brilhante.
Na semana passada, a Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima recebeu em seu Gabinete o comandante da Polícia Militar de Rio Brilhante, capitão Edcezar Zeilinger e o instrutor do PROERD, Marcelo Shiremberck.
Na ocasião foi discutido a implantação do PROERD nas escolas municipais, estaduais e particulares, sendo que prontamente Magali colocou a estrutura da SEMED à disposição para assegurar o bom desenvolvimento do programa.
O Capitão Edcezar enfatizou que o programa é importantíssimo para assegurar a prevenção ao uso de drogas.
Magali informou que o Prefeito Donato já deu total apoio à iniciativa.
“Estamos já nos organizando para iniciar o programa ainda neste primeiro semestre. Isto porque sabemos da importância deste trabalho e do grande alcance educacional e social que é possível atingir.”
Disse Magali.
O QUE É O PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) visa a prevenção ao uso de drogas. É aplicada por Policiais Militares para alunos dos 5° anos do Ensino Fundamental, para ensiná-los a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.
Segundo relato do próprio Comandante da PM, em 2016 o PROERD não foi desenvolvido em Rio Brilhante, por falta de suporte da gestão anterior.
Mas agora, com apoio da atual gestão o programa será desenvolvido em todas as turmas, tanto na zona urbana, quanto em assentamentos e no Distrito de Prudêncio Thomaz.
“Em 2017 o PROERD chegará a mais de 500 alunos e certamente proporcionará um resultado altamente positivo”,
finalizou Magali.