quinta-feira , 23 de janeiro de 2025
Início / Notícias / Prefeitura participa de seminário de desenvolvimento local

Prefeitura participa de seminário de desenvolvimento local

Nos dias 04 a 06 de abril de 2017, com a iniciativa do SEBRAE-MS, com apoio, ASSOMASUL, EMBRAPA, TRIBUNAL DE CONTAS MS, OCD/MS, GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL, UCDB, PROPEQ, SEBRAE, INCRA, SENAR objetivando e oportunizando os municípios com foco na GESTÃO PÚBLICA E AGRICULTURA FAMILIAR/COOPERATIVISMO E O DESENVOLVIMENTO.

DESPERTAR- “Os pequenos negócios podem transformar a economia e a qualidade de vida no município. Conhecer as experiências de sucesso na agricultura familiar e as iniciativas para gestão pública que fazem a diferença no desenvolvimento sustentável.”

O Seminário contou com varias personalidades públicas, especialistas na área, representações governamentais e não governamental, gestores, professores, representantes da Agricultura Familiar, Cooperativas, Instituições de Interesse do Setores e associações.

Deu inicio com a fala sobre a Dinamização da economia a partir dos Pequenos Negócios, na Transparência e a implementação da Lei Geral – TCE/MS, Compras públicas: uma nova oportunidade para alavancar o desenvolvimento dos municípios com apresentações de Casos de Sucessos.

Procurou-se demonstrar a realidade brasileira, no questionamento: se mudou ou se estagnou desta maneira com várias experiências em diversos estados da nação de cooperativismo, sua importância no desenvolvimento dentro da vida dos agricultores de maneira cooperativista, onde todos interagem e se integram de maneira organizada, respeitando suas veias pessoais e vocacionais e desta maneira o potencial de crescimento é o diferencial com sustentabilidade, tornando um círculo virtuoso com gestão compartilhada, sem perder a responsabilidade social sempre tendo em vista a tecnologia e ciência que avançam.

Tiveram muitos questionamentos; choques políticos, desigualdade social, falta de integração, a transição familiar na questão dos êxodos, como acontecer o empoderamento, ser protagonista de si mesmo e o isolamento político.

A importante fala do professor Dr. José Daniel Gomes – Universidade de Alicante, Espanha com experiências das cooperativas de agricultura familiar na Espanha para o desenvolvimento local.

A importante fala do professor Dr. Olivier F. Vilpoux – UCDB com vasto conhecimento e pesquisas no campo do Cooperativismo na agricultura familiar no Centro-Oeste, com seus problemas e soluções.

Foram momentos de aprendizado e trocas de conhecimentos, sempre com o foco no cooperativismo na agricultura familiar, a necessidade em cooperar.

No término ou fechamento com tantas informações foi impossível se fechar numa definição única já que as políticas públicas demandam de intercâmbios, alavancas, estudos, integração.

Conclui-se que o SEBRAE regional abrangem 35 municípios, desta maneira finaliza com o proposto de atuação trabalho integrado:

Identificação por representantes de 1 ou 2 grupos de produtores (associação/cooperativa), em cada um desses municípios (35) de um diagnóstico com os organizadores na identificação do potencial e organizar capacitação continuada com o proposito de formar um cooperativismo nestes municípios da região do Estado em conjunto  para apoiar as cooperativas filiadas e envolver parceria com a Universidade Alicante da Espanha.

De Rio Brilhante foi designada a participação da Agente de Desenvolvimento Maria Carmen Matsunaka Carlino, o Secretário de Desenvolvimento Ruy Sichinel, e a presença da vereadora por iniciativa própria e interesse Tânia Mara Martins Cerveira de Castro e assessora Rosely Iyume.

 Maria Carmen Matsunaka Carlino / Assessoria