A prefeitura de Rio Brilhante, através da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou a Dra. Simone França, especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria para participar entre os dias 24 a 25 de março do curso: Sinais e Sintomas do Câncer Infanto-juvenil promovido pelo Hospital de Câncer de Barretos.
O Hospital de Câncer de Barretos é uma das maiores referências do Brasil no tratamento da doença, e desenvolve um trabalho inovador e humanizado na luta contra o câncer, com foco nos pacientes e familiares. O Hospital investe em tecnologia de ponta, e se utiliza de padrões internacionais em alguns de seus exames e protocolos, inclusive dispõe de uma “Brain Suit”, um sistema de neurocirurgia que realiza ressonância magnética em tempo real durante as cirurgias, dando maior qualidade e alta precisão aos procedimentos cirúrgicos.
O HCB Infanto-juvenil trabalha em parceria com Saint Jude Children’s Research, a maior referência em tratamento oncológico infantil no mundo, por meio de acordo de cooperação para o desenvolvimento da oncologia pediátrica.
Segundo a médica, o curso aborda de forma dinâmica e atualizada os sinais e sintomas nos diferentes tipos de câncer infantil: leucemia, linfomas, tumores abdominais, ósseos e de partes moles, oculares e sistema nervoso central. Ressalta ainda que diversos especialistas apresentaram casos de sua prática clínica, e destaca as visitas nas unidades, e workshops. Informa que este curso foi oferecido para os municípios que participaram da Caminhada “Passos que Salvam”, mais de 350 cidades de todo o Brasil foram convidadas a capacitar profissionais da área da saúde (que prestam atendimento a crianças e adolescentes) com o objetivo de orientá-los e habilitá-los, para que possam colaborar no diagnóstico precoce da doença e direcionar estes pacientes com mais rapidez ao Hospital.
A médica conheceu as instalações do Hospital de Câncer de Barretos Infanto-juvenil, e disse que possui uma estrutura e um corpo de profissionais de saúde impressionante. Na oportunidade acompanhou um pouco da rotina dos médicos, enfermeiros e outros profissionais que compõem a equipe de saúde e disse que a “palavra-de-ordem” é: amor. Todos querem que os pacientes se apaixonem pelo Hospital, relata a médica, um motivo a mais para adesão ao tratamento.
A pediatra destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, para obter sucesso no tratamento. O câncer infanto-juvenil enfrenta uma triste realidade no país: há a estimativa que mais de 12 mil crianças podem ser cometidas pelo câncer no país e nem a metade delas terá acesso ao tratamento.
De acordo com a médica uma pesquisa realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos indica que mais de 60% dos pacientes com câncer procuram a unidade básica de saúde como primeiro atendimento, e a dor é o principal sintoma. Sendo o pediatra o especialista mais procurado.
A especialidade dos médicos mais procurados por demanda espontânea foi: Pediatra: Neuroblastoma: (66,7%), Tumores Renais (47,8%); Neurologistas: Tumores do Sistema Nervoso Central (47,7%); Clínicos: Tumores Gonadais e Sarcoma de Partes Moles (25,9%) ambos os casos; Ortopedistas: Osteossarcomas e Tumor de Ewing (51,2% e 50%) dos casos respectivamente.
Ainda segundo a médica a pesquisa revela que, a média de tempo que os pacientes e / ou familiares levaram para perceber que algo estava diferente com a criança é de 31,2 dias (0 a 540 dias).
O tempo médio encontrado desde o surgimento do primeiro sinal ou sintoma até que ocorresse o primeiro atendimento médico foi de 20,6 dias (0 a 365 dias). O tempo médio desde o aparecimento dos sintomas até a chegada ao centro oncológico foi de 179,46 dias.
A falta de transporte foi a principal dificuldade de acesso ao tratamento destacada na pesquisa segundo os pacientes, o que levou muitos a procurar o tratamento tardiamente, usando meios de transporte próprio.
A Dra. Simone França aproveitou para agradecer a Prefeitura de Rio Brilhante e a Secretaria de Saúde, pela oportunidade de participar do Curso de Capacitação para Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-juvenil, ocorrido no Hospital de Câncer de Barretos. Afirma que o curso foi de intenso aprendizado, de troca de experiências com outros colegas, além de uma oportunidade para network. Também disse que gostaria de reverter o conhecimento obtido nesse curso em benefício à saúde da população de Rio Brilhante.
Em conversa com o Dr. Luiz Fernando Lopes, diretor do Hospital de Câncer de Barretos Infanto-juvenil, este disse na oportunidade que o Hospital está de portas abertas para receber os pacientes de Rio Brilhante relata a médica.