A prefeitura de Rio Brilhante através da secretaria de Assistência Social encerrou na tarde da última sexta-feira (31) o curso de bordado livre. Esta é mais uma ação da assistência social em contribuir para a mudança de vida das famílias, oferecendo cursos profissionalizantes que promovam a geração de renda.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e o Sindicato Rural de Rio Brilhante, o CRAS Dona Pitita na vila Nova Esperança esta dando oportunidade aos usuários de aprenderem uma profissão e terem uma renda extra. Esse é um dos objetivos do trabalho realizado pela secretária Sandra Caroline Cottica e a primeira-dama Iraci Montanha da Silva nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio Brilhante.
De acordo com coordenadora do CRAS Dona Pitita, Roseane Garcia, este é o segundo curso que a unidade oferece em parceria com o SENAR.
“Com total apoio da prefeitura municipal em parcerias com o SENAR e o Sindicato Rural de Rio Brilhante estamos trabalhando para que conseguir mobilizar os usuários para participarem dos cursos. A intenção é gerar renda para as participantes que precisam melhorar a qualidade de vida. Por exemplo, no curso de pães e salgados que realizamos no mês passado a senhora Débora Cristina Ferreira fez o curso e já está utilizando o que aprendeu para obter sua própria renda”,
destacou Roseane.
A instrutora do SENAR Luordes do Amaral Rocco ensinou para as 14 participantes do curso, bordado livre em panos de prato, toalhas e sacolas. O curso deve a duração de quatro dias com carga horária das 7hs às 11hs e das 12hs às 16hs. Todo o material que elas produziram no curso ficou à disposição para as alunas levarem para casa.
Além dos cursos profissionalizantes, o CRAS Dona Pitita oferece para comunidade a entrega de cestas de verduras e frutas, os produtos são entregues todas as quartas-feiras no CRAS, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).